
Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se dele e disseram-lhe: «Este sítio é deserto e a hora já vai avançada. Manda embora a multidão, para que possa ir às aldeias comprar alimento.»
Mas Jesus disse-lhes: «Não é preciso que eles vão; dai-lhes vós mesmos de comer.» Responderam: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.»
«Trazei-mos cá» - disse Ele.
E, depois de ordenar à multidão que se sentasse na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu e pronunciou a bênção; partiu, depois, os pães e deu-os aos discípulos, e estes distribuíram-nos pela multidão.
Todos comeram e ficaram saciados; e, com o que sobejou, encheram doze cestos.
Ora, os que comeram eram uns cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. (Mt 14, 15-21)
Ora, nos dias de hoje, um grupo de amigos decidiu passar uma semana de férias em conjunto, onde desse para brincar, descansar, conviver...
Jovens, como eram, não dispunham de grandes rendimentos, e então a palavra poupar estava cravada na mente de cada um. Optaram pela estratégia do "partilhar" que, segundo dizem, é a mais proveitosa para todos. Como as únicas despesas seriam na área da alimentação, cada um levou um pouco do que tinha em casa e o extra necessário compraram posteriormente graças a uma quantia simbólica que cada um dispôs.
A semana correu muito bem. Quanto à comida, todos puderam comer à vontade, sem ninguém passar fome, mas sempre com a sensação de que a comida podia acabar a qualquer momento.
Na última refeição, para que não sobrasse nada, tudo teve lugar na mesa...o objectivo era acabar com o maior número possível de "restos". Terminada a refeição, não cabia mais nada na barriga de cada um.
Depois de tudo arrumado e de mochilas às costas, prontos para regressar a casa, distribuiram no balcão toda a comida ainda existente, para que se repartisse por todos...
Houve abundância de comida para cada um, muitos diziam - "Levo mais do que a que trouxe...!!" e assim, graças à pequena partilha de cada um...fizeram grandes banquetes e sobrou ainda muito alimento...
Esta história pode parecer parva e até despropositada relativamente ao evangelho de Mateus. No entanto, sendo este o evangelho desse fim de semana, este momento da "despedida" tocou-me bastante devido a este pequeno pormenor..."Todos comeram e ficaram saciados; e, com o que sobejou, encheram doze cestos"...e foi bonito de ver...