terça-feira, 18 de novembro de 2008

Estou farta de ouvir sempre a mesma coisa...


...já não é a primeira, nem a segunda vez que ouço no autocarro uma conversa deste tipo...mas hoje irritou-me especialmente...

O autocarro ia à "pinha", literalmente - sardinhas em lata . Já estava a ficar um bocado enjoada de ir tão apertada e com falta de ar puro, quando a minha atenção se foca na conversa entre duas senhoras, que teriam os seus 40 e muitos anos! Esta começara devido a uma senhora velhinha (uso o diminutivo, não com tom de pena, mas de carinho) que se começou a queixar de que a estavam a apertar e a magoar...

Com uma voz muito piedosa, começa uma das senhoras:
- Estas pessoas de idade, também, em vez de estar em casa, com este frio, quietinhas, deitadinhas...não!...andam por aqui a passear e a ocupar espaço...
- Pois é, realmente - diz a outra - depois andam os autocarros assim cheios.
- Coitados, também gostam de passear, mas podiam escolher melhores horas!
- Eles gostam de ir lanchar, coitados, é o que é...
- Ainda no outro dia, tive que ir almoçar ao cafezito que tem lá ao pé do XXX, já era um bocadito tarde e então teve de ser mesmo ali...não é que entro e estava o café cheio de velhos? E depois, claro, nunca mais era atendida! Eles querem ir tomar o chazinho com a amiga e tal, mas quer dizer........e depois andam para aí a passear...em vez de estar em casa sossegadinhos...
- É verdade, e depois chega-se ao autocarro e os lugares estão todos ocupados...

Depois, já nem sei como, a conversa desviou...e eu que já estava com vontade de explodir...acalmei...! E fiquei a pensar se teria feito bem ou não em ficar calada...então na parte do "não é que entro e estava o café cheio de velhos? E depois, claro, nunca mais era atendida!"...ah...que a minha boca foi medricas e não se abriu...embora o cérebro lhe estivesse constantemente a dar ordens...

E pensei...será que, sem eu dar conta, o mundo animado é dividido em plantas, animais, pessoas e velhos?

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Teresinha!
Como eu te entendo!
Essas «conversas» de autocarro, também me dão nos nervos...nem imaginas, e sou sincera às vezes «salta-me mesmo a tampa»!
Só gostava de ver como é que essas «pessoas», irão ser quando tiverem um pouco mais de idade!
Beijinhos muito grandes!

Inês disse...

Oh Teresa, eu só de ler também já estava com os cabelos em pé! Ai se fosse eu...se fosse eu... também ficava caladinha!
He he

Irrita, não irrita?
Conversas de autocarro, já ouvi muitas... e tantas que me irritaram profundamente!

Olha, tens que me dizer quem foi que assim quando eu for grande e elas velhinhas vou ter com elas e peço-lhes muito educadamente para irem para casa dormir!
Combinado?

:D

Olha, olha, é HOJE!
:) :)

Anónimo disse...

Então cá estou eu, outra vez, a opinar, se calhar ainda deixo crescer a barba e transformo-me num Pacheco Pereira deste blogue, o mais frequentado da blogosfera. Numa altura em que a educação está em polvorosa nas escolas, tambêm eu já tive esse tipo de conversas a entrarem-me pelos ouvidos, furando-me os tímpanos no autocarro ou no café achincalhando a "velharia" que é um poço de sabedoria, e que não merecia ser tratada como um lixo, ou produto fora de uso só porque tem cabelos brancos. então vai daí despeja-se sem dó nem piedade nesses contentores humanos chamados lares de 3ª idade onde apenas se vai no Natal ou nos anos para ficar bem na fotografia. As pessoas esquecem-se de ter respeito e por certo alguns engolirão com sabor a fel algumas das crueldades que proferiram enquanto eram novos... Oxalá se arrependam a tempo...

Anónimo disse...

É caso para dizer: "se essas pessoas ouvissem a palavra do senhor, não seriam i-rri-tan-te-zinhos" :)

Como eu te entendo Teresinha!
Também já ouvi isso muitas vezes e revolta-me...
Beijinhos!

Tonito disse...

Olha linda... palavras para quê!?

Espero que se lembrem do que disseram quando saborearem a mesma idade... aí vão perceber o quanto são duras as palavras que por vezes dizemos.

Bom fim de semana...