sexta-feira, 25 de abril de 2008

....sem querer......a publicar no dia da Liberdade!! (Há coisas engraçadas!!!! :D )


Este episódio aconteceu esta semana no intervalo de uma aula, devo dizer que o resto da aula passei-a a registá-lo, (tinha que sair por alguma lado) e só hoje decidi postar...

Uma colega minha comentou que antes de se deitar rezava um pai-nosso, uma avé-maria, a salvé-rainha e não sei se mais alguma coisa. Quase sem controlar, a minha expressão foi de espanto e de incredulidade e escapei um "Eu não sei a salvé-rainha". Agora o ar de espanto apareceu na expressão de uma outra colega, que é catequista e que sabe que também eu sou. "Tu catequista, não sabes a salvé-rainha? Que catequistas és tu?" - disse ela num misto de brincadeira e de sinceridade.

Respondi que nem gostava da oração - que era feia (usei mesmo a expressão). Aí é que foi...."O quê? Ó Teresa!!" E acrescentei "Não sei quem inventou isso, mas se Jesus viesse agora à terra até lhe dava uma coisinha má!! O meu Deus é um Deus alegre, livre e que só me quer ver feliz!"

Rapidamente houve um esforço para mudar de conversa e expressões faciais tipo "Ai! Como está a nossa juventude!!" Sim! Eram colegas da minha idade...19 aninhos!!

Como é lógico, para além do nervosismo momentâneo e até alguma irritação, tudo isto pôs-me a pensar!!
Será que era eu que estava errada? Será que era eu que estava armada em revolucionária?
Mas talvez não.
Ainda estou presa a muitas coisas, mas sei que também já me libertei de algumas.

E mexe com o meu sistema nervoso pessoas que ainda se baseiam em leis, ritos e dogmas sem sentido, que não afectam nem alteram a sua vida!
E ainda para mais quando são jovens...
Jovens que ainda rezam um avé-maria, uma pai-nosso e uma salvé-rainha antes de deitar apenas como um descargo de consciência e sem saber muito bem o que estão a dizer para além de palavras ocas.
Jovens que acreditam que um cristão é aquele que sabe todas as rezas e não aquele que tenta viver como cristo.
Jovens que acreditam que um cristão é aquele que faz tudo direitinho, tudo o que a sociedade espera dele.
Jovens que acreditam que as leis de uma país são para ser respeitadas como se de leis de Deus se tratassem...........

..........como se o meu Deus pudesse ter leis.......


Meu Deus,
não meu como te possuísse ou apenas pertencesses a mim
meu, apenas para te diferenciar dos tantos deuses que pintam

Então, meu Deus
que a tua liberdade inspire e contagie estes jovens

que também eu consiga libertar-me de todas as amarras que ainda me prendem
e me consiga sentir livre e sem medos
como quem confia que contigo a vida tem mais cor e sentido

Que consigamos respirar-te "de peito aberto e desmedido"



Foi mais um desabafo do que outra coisa qualquer....mas fez-me realmente pensar.....e as palavras limitam-me e tramam-me...

3 comentários:

Ricardo Ascensão disse...

HAHAHAHAHAHA

Catequista herege!

:p

Sol da manhã disse...

Amén!

Olha só a pérola que eu descobri hoje!!! Pois é! Aprendemos com os melhores Teresa e contigo eu Aprendo!!!

AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH

Estou como o Ricardo! Catequista Herege! AHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH

Mas aqui só para nós as duas eu também não sei a salvé rainha! Eu bem tentei aprendê-la e se quisesse mesmo sabia-a. Mas aquela linguagem, ó c'um caraças...perco logo a vontade.


ConTigo a vida tem mais cor! Oh se tem meu Deus!

Boas aulas!!!

Um beijinho GRANDE!

Inês disse...

Permita-me expressar aqui o meu desagrado por não ter sido devidamente informada da existência deste blog. É de salientar que, apesar de a sua existência já se arrastar há cerca de quatro meses, eu ainda não havia sido elucidada deste facto!

Permita-me também expressar que o texto que aqui colocou contribuiu muito para o meu enriquecimento e que por isso a punição a que deveria estar sujeita reduz-se - mas não acaba!

Pode querer que terá notícias minhas. Até lá, muitos Avés Marias, Padres Nossos e acima de tudo Salvé Rainhas - é de facto imperdoável a sua falha como catequista.

Obrigada e boa noite.


(AHAHAHAHAHAH :D)