quarta-feira, 28 de maio de 2008

"A minha realeza não é deste mundo" (Jo18, 36)


Nestes últimos tempos, talvez devido a diferentes expressões de farisaísmo que se têm feito notar à minha volta, tenho pensado “E se eu fosse presa por alguma infracção à lei estatal, mas a favor da lei do Amor?” e então, numa mistura de ingenuidade, mas de muita verdade naquilo que estava a sentir pensei: “Ah! Ria-me na cara dos “polícias”, porque não iam perceber nada de nada e dizia-lhes que a minha lei não era a mesma que a deles.” O mais provável era eles levarem-me para um hospital psiquiátrico ou então darem-me dois estalos, rirem-se na minha cara ou qualquer coisa do género.

Mas isto tudo só para explicar que só agora, passado talvez 13 anos de ter ouvido pela primeira vez a passagem em que Jesus, enquanto era interrogado por Pilatos, diz “A minha realeza não é deste mundo”, é que acho que a percebi realmente. Pelo menos ganhou outro sentido para mim.

Sempre que lia ou ouvia esta expressão dita por Jesus achava que ele já não devia estar lá muito bem da cachimónia, sim…já devia ter levado alguma porrada e então aquilo já não estava a funcionar 100%. Considerava essa a resposta fácil e ao mesmo tempo a mais louca que alguém poderia dar…como que lhe perguntassem alhos e ele respondesse bugalhos. Como quando nos filmes vemos um louco no tribunal e lhe perguntam “Matou a sua vizinha?” e ele responde “Preciso de ir ao supermercado”. Mas no fundo é mesmo isso…aqueles que o interrogavam não percebiam nada do que Jesus dizia e estavam a falar de leis e Jesus de Amor. Estavam a julga-lo com uma lei que não tinha nada a ver com a vida de Jesus. Uma lei que não era, nem por sombras, necessária no reino porque Jesus lutava.

Ao início pode parecer muito óbvio o que escrevi…tal como me pareceu a mim…mas depois de reflectirmos um bocadinho e de nos implicarmos a nós…acho que dá para entender…!!

No princípio do texto disse que fazia e dizia aquilo e aqueloutro aos “polícias”…mas na realidade…não é tudo assim tão superficial…! Eu fazia e dizia na minha cabecinha…em alturas que parece que tenho toda a força do meu lado, mas infelizmente, ainda confio aos “momentos”…e não constantemente.

Ia escrever aqui que Jesus era um homem de “tomates” (desculpem a expressão :p ), mas depois pensei um bocadinho melhor e mais uma vez….”Parva, Teresa!”, Jesus SIMPLESMENTE confiava…confiava que era por ali o caminho e sabia que só assim a sua vida teria sentido e por isso disse de forma consciente e ultra mega e hiper verdadeira “A minha realeza não é deste mundo”……...ainda......

7 comentários:

Anónimo disse...

Nao sei porquê mas desde miúdo que sempre me fascinou esse dialogo com Põncio Pilatos- não por ter ficado a saber que o sr era limpinho e até lavava as mãos- que tinha uma mulher crente na "realeza de Cristo" que Roma e os fariseus não entenderam, mas sim porque ficou sem resposta quando perguntou a Jesus "o que é a verdade"? Atrevo-me a perguntar porque razão não obteve resposta, mas esse conceito que seduz filosofos e contraria tratados e lendas é tão difícil de definir ainda para mais na pele De quem já tinha sofrido uma autêntica barbárie na carne. Sempre achei Pilatos um fraco, mais preocupado com o seu próprio umbigo do que propriamente com a justiça e que não entendeu a verdadeira missão de Cristo na Terra, mas mesmo que a tivesse percebido não podia lutar contra ela, verdade Pôncio? O sangue "real" nascido na cidade de David no berço humilde da palha e que jorrou na cruz na colina de Golgota é demasiadamente espesso para ser entendido por alguns "iluminados" na época... mas isso já são outras histórias...

Ana Ascensão disse...

Hum...que texto tão bonito...:D

Escreveste de uma maneira que soou mesmo bem aqui dentro...:)

E teve piada a parte de tu teres tido que ias escrever que Jesus era um homem de "tomates"...ups...e não é que escreveste mesmo...:P hehehe

"Jesus SIMPLESMENTE confiava…confiava que era por ali o caminho e sabia que só assim a sua vida teria sentido e por isso disse de forma consciente e ultra mega e hiper verdadeira “A minha realeza não é deste mundo”...ainda..."

A tua realeza não é deste mundo...:D

E não digo mais nada...que é para não estragar este texto tão bonito...:P hehehe

Beijoca*

Hannah disse...

Ei lá, devo dizer que o texto fez-me estremecer, bem no fim quando terminas com "......ainda....."

Pois, ainda, é isso mesmo, não fica em Jesus que disse aquilo que ninguém compreendia. Fica no nosso coração, porque embora a mente faça um esforço para compreender a linguagem de Amor, o coração muitas vezes não sente essa alegria de CONFIAR.
Obrigada Teresinha pelo abanão do dia de hoje.

João disse...

E eu que não sabia que Jesus tinha disso...
Gostei do post! Muito!

Inês disse...

Ó Teresa! Tu és deste Mundo?



:D

(o "ainda" arrepiou-me, rapariga :O parece que para além da actriz que os meus pais conhecem está a revelar-se também a escritora... ah ah, mas isso eu não lhes revelo, fica só entre nós! :D entre nós e todos os utilizadores da Internet por esse Mundo fora que queiram cá vir. Mas isso é outra coisa xD)



Gosto de ti! :D

Anónimo disse...

Olá Teresinha!
Só hoje tive conhecimento do teu blog...
Parabéns por este cantinho!
Vou passando por aqui para ver as novidades!
Obrigada por Ti!

Beijinhos grandes!

Anónimo disse...

venho por este meio juntar-me ao coro de protestos incessamente ruidosos que exigem uma nova actualização deste blog em clara ascensão (e juro que não é trocadilho) no nível qualitativo dos textos. Bjus e porte-se mal, sra D. Teresa.